CUMPRIR COM LEALDADE

Faz hoje um mês que tomei posse como membro da Assembleia Municipal de Vieira do Minho, eleito pelo Partido Socialista. No passado dia 15 de outubro renovei o juramento de “cumprir com lealdade as funções” que me foram confiadas.

Encaro a minha participação na política como um dever cívico. No cumprimento desse dever, considero que o papel da oposição é fundamental.
Mas para essa participação ser consequente é importante que os cidadãos saibam o que se discute nos órgãos. Que conheçam os assuntos. Que manifestem as suas opiniões.

Na nossa praça confunde-se, muitas vezes, maioria absoluta com poder absoluto. Digo isto porque ouvimos muitas vezes dizer: “agora é como nós queremos porque ganhamos as eleições”. Ora, em meu entender, em democracia a oposição deve ser consultada e respeitada e não tem de se subjugar à vontade dos que ganharam as eleições. Há por aí muita gente que confunde a democracia com um jogo de futebol…

Hoje comemora-se o dia do Município. Foi precisamente há 507 anos, no dia 15 de novembro de 1514, que o Rei D. Manuel I atribuiu o foral às Terras de Vieira, elevando-as à categoria de Município. Aproveito esta data importante em que devemos enaltecer a nossa história para reafirmar o meu compromisso de continuar aqui a divulgar todos os documentos que são votados na Assembleia Municipal. Porque a nossa história constrói-se todos os dias e quanto mais divulgados forem os assuntos melhor democracia teremos. É também assim que vou continuar a “cumprir com lealdade as funções que me são confiadas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *