Uma das notas características do totalitarismo é a negação da transparência e do princípio da publicidade na esfera pública. O acesso dos cidadãos ao conhecimento das ações do governo constitui um pilar fundamental para a estruturação de um regime democrático.
Vem isto a propósito da possibilidade de construção de um novo centro de saúde no nosso concelho.
Por diversas vezes os eleitos do Partido Socialista questionaram o presidente da Câmara Municipal sobre o ponto de situação deste processo que todos, certamente, reconhecemos ser de importância fundamental para os Vieirenses, mas até agora sem sucesso.
Ainda na última sessão de Assembleia Municipal a líder local do PS, na sua intervenção naquele órgão e para o qual foi eleita, questionou de forma direta o atual presidente sobre qual o ponto de situação e qual o terreno que foi indicado pela autarquia para a construção.
Mais uma vez não teve resposta, nem a líder do PS nem os Vieirenses!
O presidente da autarquia, relativamente ao terreno indicado para a construção do novo centro de saúde, diz que é segredo e que não quer comprometer o negócio.
Em democracia não há “segredos”, os eleitos locais e os cidadãos têm o direito de saberem e de serem informados.
É precisamente para se evitar duvidas sobre um eventual negócio que todos nós devemos saber e ter acesso a essa informação. Está em causa a gestão pública e a utilização do dinheiro de todos. Não se trata de um negócio entre privados. Estou certo de que na próxima oportunidade, e em breve, o presidente da Câmara Municipal tornará publica a opção de localização e dessa forma dissipará todas as dúvidas que, legitimamente, cada um de nós poderá ter sobre este assunto.