Cabreira, catedral dos ralis

Não restam dúvidas que Vieira do Minho já se assumiu como palco e terra de ralis e pilotos, de resto, sempre esteve associada ao desporto motorizado, sendo natural destas terras da Cabreira o piloto Vasco Sameiro, que deu o nome ao Circuito do Autódromo Internacional de Braga.

Os troços da Cabreira do Rally de Portugal, a contar para o campeonato do Mundo da modalidade, tem contribuído para o prestígio do rali em causa, muito devido à qualidade do traçado e do piso, da bela paisagem,  e dos próprios espectadores e amantes deste desporto.

Na edição do ano passado, um pequeno salto junto a um penedo, no traçado novo no alto da Srª da Fé, teve uma atenção especial por parte dos fotógrafos da especialidade que acompanham o campeonato do mundo de rallys, local onde foram registadas fotos de qualidade superior, levando longe o nome da nossa terra.

Assim, percebe-se, a procura de  Vieira do Minho por pilotos consagrados do painel nacional dos ralis, para treinar nas estradas da Cabreira (alcatrão e macadame), como Bruno Magalhães e Armindo Araújo, para além de outros que recorrem à escola da modalidade – Ricardo Marques Academy – como o conhecido treinador de futebol André Villas Boas, para aperfeiçoarem a técnica da condução.

A economia do concelho pode beneficiar com esta preferência por Vieira do Minho por parte dos profissionais e adeptos do automobilismo, concretamente, dos ralis, para treinarem e testarem as máquinas, bem assim, para se iniciarem a este desporto motorizado, projectando estas potencialidades aliadas a outras que importa promover.

Vieira do Minho deverá encetar parcerias por forma a ter na nossa serra um rali a contar para o campeonato nacional, pois, tem condições naturais para isso, podendo ainda melhorar em muito a oferta que poderá disponibilizar ao nível de traçados e zonas de espectáculo.

Já certa vez tinha sugerido, e está escrito, que o rally de Portugal devia ter início a montante da Sra da fé, contra o início no Largo do Cruzeiro, com vantagens consideráveis pela nova opção. Quando passou a iniciar-se no Campo de Futebol da Ventosa os benefícios foram óbvios, mas, se o início fosse a poente era muito melhor! Deve apostar-se nas melhorias do traçado, não nos esqueçamos que as coisas alteraram-se ao longo dos tempos, por exemplo, o estradão da cumeada da Srª da Fé à Serradela foi aberto nos anos 90, hoje é estruturante!

Se Vieira do Minho quer andar na vanguarda dos desportos motorizados, não pode aspirar, assim de repente, numa pista de velocidade como a do Larouco, em Montalegre, mas pode perfeitamente ter um percurso de ralis ao nível do melhor do Mundo, isso, do Mundo, não é demais afirmá-lo!

Por exemplo, o início da pista poderia ser na parte alta de Postemião, em Tabuaças, com acesso ao Posto de Vigia, seguindo pela encosta norte, por cima da Rechã, seguindo pela Chã até ao cruzamento para o campo da Ventosa  – nesta zona podia com facilidade ser criada mais uma zona de espectáculo (ZE) –  seguindo para a Srª da Fé pelo caminho usado na edição do ano passado do Rally de Portugal. Todos estes caminhos estão perfeitamente identificados, só faz falta a sua recuperação e alargamento num ou noutro ponto.

No alto da Srª da Fé, a ZE merece uma atenção especial, devendo ser melhorada, tendo em consideração a segurança mas também o espectáculo, o mesmo se passando na ZE do Campo de Tiro, havendo condições de melhorar com um novo salto e um pequeno desvio, como se demonstra na imagem que se junta.

Como facilmente se constata, entre Postemião e Zebral, contornando toda a Cabreira, há muitos quilómetros de estrada em terra, com acessos laterais e sem criar constrangimentos de maior à população, que poderiam perfeitamente constar de uma pista de ralis, sendo muitos quilómetros em sequência, por isso é que defendo que a primeira preocupação seria, precisamente, encetar contactos com vista a acolher uma prova do campeonato nacional de ralis.

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