A Escola Secundária de Vieira do Minho, antes da fusão com a Escola Preparatória Vieira de Araújo, ocupava um espaço de ia desde o Bairro da Cabine (Rua Drª Maria Júlia Martins) até à Ribeira de Cantelães.
Parte do terreno foi depois desanexado daquela parcela escolar para ampliar o espaço da zona desportiva e de lazer de Vieira do Minho, nomeadamente, aumentar a área das piscinas municipais, tendo sido construídos dois courts de ténis e um campo pelado para a prática de futebol de 11, essencialmente, para apoio ao clube local, Vieira Sport Clube.
Já o disse neste espaço, fui dirigente do VSC numa altura em que todos os responsáveis trabalhámos para ali serem construídos uns balneários para servir aquele campo, mas ficámo-nos pelos alicerces… A ideia de ali se manter um verdadeiro campo de treinos “morreu” na sequência da substituição da relva natural do Estádio Municipal por relva sintética, permitindo, assim, uma utilização mais intensiva – quanto a mim, foi uma má decisão não apostar no campo de treinos, uma vez que se mantiveram as dificuldades em manter, em simultâneo, equipas de diferente escalões a treinar – não sou eu que o digo, são alguns pais de miúdos dos escalões de formação!!
Recordo ainda que, em determinada altura, algum iluminado entendeu que aquele espaço seria o ideal para aí construir a escola básica da vila, prevista na carta educativa concelhia, estudo que foi completamente colocado de lado com a mudança de executivo municipal, ainda bem, digo eu, seria um erro construir um equipamento escolar naquele local, a poucos metros do rio!
Com o decurso do tempo, o espaço ficou ao abandono, já serviu para provas de todo-o-terreno, estaleiro, agora é uma escombreira, vi hoje, sem qualquer preocupação com o ambiente.
Já me disseram que até já foi prometido aí contruir uma escola de educação rodoviária, francamente, entendo que maior utilidade teria o campo de futebol para apoio às escolas de formação do clube local, nem que apenas fosse um campo de futebol de 7, como já aqui defendi, mas façam alguma coisa, senão, regularizem apenas o terreno, assim como está é que não pode ser, porque é uma vergonha e não servirá para nada, senão, dar uma imagem de desleixo total de quem gere a coisa pública nesta terra.
Quanto aos campos de ténis, intervencionados há pouco tempo e onde foi gasto dinheiro público, portanto, de todos nós, deveriam estar melhor cuidados e acautelados os estragos em resultado da utilização do caminho, que não parece, mas está devidamente pavimentado, com cubo de granito, por debaixo daquelas terras e lamas. Já agora, pensem numa eficiente iluminação pública para aqueles espaços e equipamentos, com uma especial preocupação com os acessos e a segurança daquela zona.
Assim, se a opção da CM é nada fazer, pelo menos não deixem estragar, mantenham aquilo que outros idealizaram e construíram para os vieirenses usufruírem, presentemente, todos sabemos, que não podemos, mas num futuro que se espera próximo.
O resto está nas imagens.