Ontem foi colocado no mercado um pavilhão no Parque Industrial de Pepim. Essa venda decorre da insolvência da empresa proprietária do imóvel.
Quando vi o nome da empresa lembrei-me que há quatro anos o Presidente da Câmara apresentou no Salão Nobre da Câmara um investimento de 5 milhões de euros. A 18 de julho de 2016 dizia o autarca: “ É com enorme satisfação que apresentamos publicamente mais um investimento para o Concelho e que trará mais emprego”. Passados 4 anos e alguns milhões de fundos comunitários o resultado é o que se vê.
Este é apenas um exemplo do que é a propaganda e a realidade. Na primeira eleição do atual Presidente foram prometidos 400 empregos, mas essa promessa nunca foi cumprida. Para o segundo mandato, mais promessas, mas emprego sustentável e com futuro ZERO!
A Câmara investiu 1 milhão e meio de euros para o call center da PT. Serviu apenas para recrutar poucas dezenas de pessoas antes das eleições autárquicas de 2017 e daí para cá até já houve despedimentos.
Felizmente o Turismo em todo o país (e Vieira do Minho seguiu a tendência) fez com que muitos privados fossem criando algum emprego. Mas Vieira do Minho é dos concelhos com piores indicadores em todo o distrito de Braga.
Vieira do Minho tem cada vez menos população. Os jovens têm de sair do nosso concelho para se realizar profissionalmente. Efetivamente, o emprego que cresceu foi no universo municipal. A Câmara tem cada vez mais funcionários com a intenção de controlar tudo e todos.
E assim se vai espalhando a propaganda presente em cada publicação da Câmara! Como disse acima, é apenas um exemplo.
A propaganda lá vai continuar o seu caminho e todos os dias se vende a imagem do Presidente da Câmara como o grande líder… Mas a realidade está lá. Só não vê quem não quer…