Campo de jogos esquecido

No final dos anos 90 foi feito o arrelvamento do campo de jogos municipal que, desde sempre, esteve, em exclusividade, ao serviço do maior clube de futebol concelhio – o Vieira Sport Clube –  aliás, foi construído precisamente para esse fim, portanto, pese embora seja um equipamento municipal, está ao serviço do clube VSC, contudo, parece-me que ainda  há quem não perceba isso, dizem-me!  Recordo que, quase em simultâneo, a empresa à qual foi adjudicada a obra do arrelvamento, fez o campo pelado para treinos, no terreno que foi desafectado do espaço da antiga Escola Secundária de Vieira do Minho.

Em 1999, salvo erro, a direcção do Vieira SC, da qual fiz parte, com o patrocínio do Município, iniciou as obras de construção de uns balneários no local, graças ao trabalho voluntário dos directores e de sócios do clube – foram alguns Sábados a fazer as fundações e os alicerces, mas a obra não passou do solo para cima, ficando abandonada a ideia. Valeu pela camaradagem e o bom ambiente, quem não trabalhava, tratava do lanche!

O clube, para além da equipa principal, presentemente, tem muitos jovens e crianças que praticam futebol, sendo que o recinto de jogo, agora com piso de relva sintética, tem um uso intensivo, com natural desgaste do material que compõe a relva, pelo que me dizem, há treinos em que o espaço tem de ser compartilhado por vários escalões.

A iluminação, com muito agrado, melhorou e muito, ainda não vi no campo, mas ao longe já é perceptível o melhoramento a esse nível, com a colocação de novos holofotes de luz led nos velhos postes de cimento, o que não se percebe é o total abandono daquele campo de apoio à prática desportiva.

Em tempos ainda foi colocada a ideia, medonha, diga-se, de ali ser construída a escola básica da vila…  ainda bem que não se concretizou, seria um disparate de todo o tamanho, desde logo, por ficar encostado à Ribeira de Cantelães.

O campo em causa encontra-se sem qualquer utilidade, desconheço em concreto em que condições se encontra, a última vez que ali estive, há meia dúzia de anos, estava cheio de buracos profundos, com pneus e troncos, em resultado de um encontro de amantes de veículos de todo-o-terreno que ali fizeram uma demonstração de algumas habilidades.

Assim, pergunta-se, não seria expectável que o campo fosse reactivado para a prática desportiva, ao serviço dos clubes e da própria população? Não digo um campo de futebol de 11, mas não se poderia pensar num campo de futebol de 7, com piso sintético e com iluminação? Estou certo que seria de grande utilidade para as escolas do Vieira Sport Clube, para a comunidade educativa da EB2+3 Vieira de Araújo, e até para a população praticar desporto, afinal, não é preciso estar-se federado para dar uns pontapés na bola!

Não sei os preços que se praticam presentemente para este tipo de trabalhos, mas seria mais útil gastar algum dinheiro nestes equipamentos, do que em festas de qualidade duvidosa e nesses artistas da moda televisiva que, depois da festa, apenas deixam uma sensação de vazio… mas levam o dinheiro público no bolso, mais aquele que fica pelos intermediários do espectáculo.  

Pensem lá nisso! Sei que estão mais apostados no futebol de praia, mas uma coisa não tira a outra!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *