VIEIRA DO MINHO – QUE FUTURO?

Pedro Pires

Já todos os Vieirenses conhecem até à exaustão o discurso de “país das maravilhas” que o Presidente da Câmara “pinta” em todas as suas intervenções. A verdade é que o discurso oficial é bem diferente da realidade comprovada através dos números.

Na última sessão da Assembleia Municipal a minha camarada Elsa Teixeira fez uma excelente intervenção com dados que desmentem o discurso de que em Vieira do Minho está tudo bem.

Um dos números mais aterradores para a perspectiva de futuro do nosso concelho tem a ver com os dados da diminuição da população. Conforme se pode verificar no quadro abaixo, entre 2015 e 2018, em Portugal a população diminui 0,63%, no Norte reduziu 0,87%, no Ave 1,37% e em Vieira do Minho a população DIMINUI 3,21%!!!!

Para grande tristeza nossa, Vieira do Minho foi dos 8 concelhos do Vale do Ave o que mais população perdeu, em termos percentuais, entre 2015 e 2018. É urgente inverter esta tendência!

Outro dado aterrador é a diminuição do número de crianças entre os 0 e os 4 anos. Entre 2015 e 2018 , Vieira do Minho foi o concelho de todos os 86 do Norte que mais população perdeu entre os 0 e 4 anos. Ou seja, para além de perdermos população, nascem menos crianças em Vieira do Minho. Como dizia a Dra. Elsa Teixeira: “pior era impossível”.

Estamos com menos população, menos crianças a nascer e a nossa população envelhece a olhos vistos! Mais uma vez, olhando para os dados, entre 2015 e 2019 a população idosa aumentou 22,56% em Vieira do Minho, quando a nível nacional esse aumento ficou apenas pelos 13,49%. Caminhamos a passos largos para a desertificação, com o Presidente da Câmara a responder que a Câmara tem umas contas óptimas…

Estamos então com menos população, menos crianças, mais idosos, mas em Vieira do Minho há emprego para todos e as pessoas vivem bem? ERRADO!

Olhando para os dados, percebemos que entre Janeiro de 2016 e Junho de 2019 os desempregados inscritos diminuíram 47,69% no distrito de Braga mas Vieira do Minho não acompanhou essa tendência, baixando apenas 37,07%. Então onde estão os empregos para todos, prometidos pelo atual Presidente da Câmara? Em Vieira do Minho o desemprego baixou MENOS que no distrito de Braga!

Ainda por cima, ao contrário de todos os concelhos do distrito de Braga, Vieira do Minho é o único onde o desempregou AUMENTOU no grupo dos maiores de 55 anos! Acima dos 55 anos, o desemprego no distrito de Braga baixou 23,05% e em Vieira do Minho AUMENTOU 9,13%. Vão continuar a dizer que está tudo bem?

Na sessão da Assembleia Municipal o Presidente da Câmara respondeu que Vieira do Minho está muito bem posicionado no ranking dos municípios com melhores contas. Fez lembrar um governante do tempo da troika que dizia que o país estava melhor mas as pessoas estavam pior…

Vieira do Minho é um concelho cheio de potencialidades mas é urgente ter políticas que invertam esta tendência. Caso contrário, daqui por uns anos apenas estaremos cá os que SÓ por amor se mantêm a viver no nosso concelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *